sábado, 26 de dezembro de 2009

PLAYBACK THEATRE

Ténica interessantíssima criada pelo dramaturgo Jonathan Fox em 1975. No Brasil, apenas dois grupos desenvolvem essa técnica. Postei aqui o trabalho desenvolvido pela Brasilis Playback Theatre. Vale a pena conferir!



Quase sempre começamos nossa apresentação com uma música que pode ou não estar relecionada ao tema contratado.
Logo a seguir, nos apresentamos e já mostramos um pouco, como funciona a técnica. Alguém conta algo que tenha lhe ocorrido e isto é imediatamente transformado em arte pelos atores.



Logo após a apresentação da equipe, no começo do espetáculo, falamos um pouco sobre o que é Playback Theatre, como surgiu e qual a sua finalidade.



Sempre temos um tema central em nossos espetáculos, em torno do qual, pretendemos aprender algo.
Porém, antes disto, recriamos alguns momentos breves que nos acontecem no dia-a-dia, para irmos (elenco e platéia) nos aquecendo aos poucos.



O aquecimento, talvez seja, o momento mais importante, em um espetáculo de Playback Theatre. É aqui, que as relações de confiança recíproca, começam a se formar!



Uma outra possibilidade de recriarmos um breve momento da vida de uma pessoa da platéia, é através da técnica dos pares.
Isto acontece quando a história contém dois sentimentos opostos, no mesmo instante em que ela ocorre.




A Narração é uma técnica do Playback Theatre, muito utilizada no início da apresentação, que serve também, como aquecimento para as outras histórias.



Buscando o FOCO. É o momento, que o condutor, após as histórias de aquecimento, vai conduzir a platéia para pensar em uma história a respeito de um determinado assunto, pertinente àquele grupo.
Quando inserido em treinamentos corporativos, o Playback Theatre tem como objetivo, recriar e honras as histórias, em torno de um determinado tema, para que possamos compartilhar o aprendizado.



A entrevista - Este é um momento muito importante no espetáculo. Qualquer pessoa que quiser contar uma história a respeito do tema contratado, fará uma pequena entrevista com o condutor, que lhe fará perguntas do tipo: Aonde começa a sua história, o que aconteceu, o que é mais importante pra você na história, qual foi o seu aprendizado. Isto à vista de todos! Depois da entrevista, o condutor fala: " Vamos ver" E a encenação começa!



Ao final da entrevista com o narrador, o condutor diz: "Esta é a história da Valéria, que fala sobre "fazer valer à pena" (pode ser qualquer coisa) e logo em seguida diz "Vamos ver". Apartir daí os atores, rapidamente fazem alguma caracterização das personagens e começam a encenação.



Normalmente, ao final de nossas apresentações, fazemos uma COLAGEM com algumas das histórias que foram contadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário