sábado, 26 de dezembro de 2009

DIÁRIOS DE CLASSES

2003. Primeira semana de aula para o Ensino Fundamental I, da Escola Maria Augusta Saraiva.
1ª série D. Fazia tempo que não trabalhava no periodo da manhã. Então cheguei à escola, as 7h30, nem tinha acordado direito ainda... Entrei na sala todo sorridente e cumprimentei a todos em alto e bom som:
- Boa tarde!!!!
E as crianças responderam:
- Boa tarde.
Aí na hora eu me liguei e rebati:
-Ah!!!!! Peguei vocês!!!!! Bom dia.
E eles:
-Bom dia!
Dessa eu me safei.

Mas desta não consegui me safar.
2ª série E da mesma escola.
Primeiro dia de aula. Como estava conhecendo os alunos ainda, pedi para que eles desenhassem um tema livre e pintassem os desenhos apenas com as três cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
Estava explicando para as crianças para pintar sempre na mesma direção.
Nisso levantou da cadeira um negrinho com um desenho na mão.
- Assim, professor?
Eu com o desenho dele na mão, mostrei para classe:
- É assim mesmo. Olha é exatamente como o desenho desse menino.
- Menino? - estranhou a classe.
- É. Deste menino - insisti.
E aí veio a resposta:
- Ela é menina!!!!
Olhei para o "menino" que depois percebi que era menina, entreguei o desenho para ela e vmudei rapidamente de assunto.

2004 - Sala de aula do 2º B, do Ensino Médio, na Escola Firmino de Proença. Estava fazendo um teste sobre COMUNICAÇÃO com os alunos para saber se eles são mais visuais, auditivos ou cinestésicos.
Os alunos dessa turma sempre curtiram minhas aulas por serem diferentes das tradicionais, os famosos desenhos livres.
Continuando: Chegou na pergunta:
O que te incomoda mais:
a) barulho
b) luminosidade forte
c) coceira
Nesse momento Edna, uma aluna deficiente auditiva me disse:
- Pra mim só duas alternativas professor. Coceira e luminosidade forte. Se me incomodar com o barulho, eu tiro o aparelho e não escuto mais nada.
Risos coletivos dos alunos. Eu me esforçando pra não rir. Mas não aguentei e tambem cai na gargalhada.

2006 - Mesma escola. Firmino de Proença.
2ª série F (do EJA).
Avaliação bimestral. Consistia no seguinte. Passei diversos textos curtos para os alunos montarem uma cena de teatro. O bacana da escola é que havia um palco e um teatro gigantesco com piano. Então minhas aulas de arte eram lá.
A turma foi dividida em subgrupos. E ficava orientando os alunos e tal, mas não fazia a menor ideia do que eles iriam preparar.
Chegou o dia da prova.
Os alunos estavam super empolgados. Fui até a diretoria e chamei a diretora para assistir às cenas. Ela sentou-se ao meu lado e ficamos acompanhando os trabalhos.
Estavam todos muito bacanas.
Aí chegou na última cena.
Só para que vocês se localizem, a cena era de um texto meu RAPIDINHAS, em que dois casais estão à mesa e as mulheres pedem licença para ir ao banheiro retocar a maquiagem. Os homens conversam entre si e desejam saber por que elas sempre vão juntas ao banheiro.
Aí a ação é transferida para o banheiro onde as moças começam a falar e agir como homens: comentam sobre futebol, sobre mulheres enquanto passam batom. Ate aí, tudo certinho.
Num determinado momento, uma diz:
- To louco pra dar um mijão...
E em seguida ela levanta o vestido e segura num consolo gigantesco, desses que parecem um braço.
A classe entrou em surto. Riam histericamente e eu roxo de vergonha. A diretora achando graça, eu só virei pra ela e disse:
- Isso não tava no script.
E ela:
- Sem problemas.
Ela ria muito também. Ainda bem que era a última cena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário