sábado, 17 de abril de 2010

A SOPA DE PEDRA


DOS JORNAIS
27/02/1999

Diretor aceita o desafio e aposta em "A Sopa de Pedra", o primeiro infantil da história do grupo

Estreia hoje, no salão do Centro Comunitário "Orlando Honório Pereira", à rua Benedito Elrípio da Costa, 80, no Parque Bela Vista, com entrada gratuita e início às 19 horas, a montagem "A Sopa de Pedra", da Companhia das Artes Dramáticas (CAD) de Votorantim. A peça terá nova apresentação amanhã e continua temporada até o dia 28 de março.
O espetáculo conta a história de uma velha avarenta que é ludibriada por dois caipiras espertalhões. No elenco estão: Eliane Ribeiro, Cleber Luis e Gustavo Proença.
Depois de oito montagens dirigidas basicamente para o público juvenil, o diretor Julio Carrara sentiu-se desafiado de montar "A Sopa de Pedra", um conto popular (talvez inglês) que foi adaptado pela escritora, crítica de teatro e da literatura infanto-juvenil Tatiana Belinky, que completa em 1999, 80 anos de idade e continua escrevendo e adaptando contos russos, alemães, ingleses e franceses, entre outros.
O texto foi escrito em 1953 para o programa "Teatro da Juventude", que era exibido aos domingos pela extinta TV Tupi (época em que ainda não existia videotape e tudo era feito ao vivo) e depois ganhou dezenas de montagens. A última montagem do texto ainda continua em cartaz em São Paulo com o Grupo Luz e Ribalta, sob direção de Antonio Andrade e tem os atores Gésio Amadeu e Gabriela Rabelo no elenco.
A Companhia das Artes Dramáticas já encenou várias peças que marcaram época dentro da dramaturgia votorantinense. entre as quais se destacam: "Lá na Terra do Contrário", "A Moléstia Azul", "O Despertar da Primavera", "Baile de Formatura" e "O Beco". Além de "A Sopa de Pedra", Júlio e os atores estão ensaiando mais uma peça que deverá ser mostrada ainda no primeiro semestre deste ano. O diretor também ministrará, a partir da primeira semana do mês que vem, um curso de iniciação teatral para crianças e adolescentes, na subsede do Sindicato dos Têxteis. 



ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário