sábado, 17 de abril de 2010

O BECO


DOS JORNAIS
18/07/1998

"O Beco" mostra o drama dos meninos de rua


"O Beco" é o título da mais nova montagem da Cia das Artes Dramáticas (CAD), que inicia hoje, as 20:30 horas, uma temporada na quadra da escola "Prof. Daniel Verano, para público acima de 14 anos. A peça fica em cartaz até o dia 02 de agosto, com sessões às sextas-feiras, sábados e domingos. O ingresso custa R$2,00.
Este é o oitavo trabalho do grupo em três anos de atividades. Trabalhar com temas densos e polêmicos é uma das características do grupo. O espetáculo, cujo texto e direção leva a assinatura de Julio Carrara, tem como tema a problemática do menor abandonado. Leo, Tadeu e Paulinho abandonaram seus lares e foram parar em um lugar onde a fome, o frio e a miséria são os centro das atenções. Sem outra alternativa, eles fazem de tudo para poder sobreviver. O primeiro se prostitui; o segundo é um assaltante e o terceiro, um engraxate. Uma história onde a revolta (presente durante toda a peça) contida no coração dessas pobres criaturas se transforma em uma grande bola de neve e explode como uma bomba, gerando devastações e causando tragédias.
"Todos os personagens da peça estão encurralados num beco sem saída e são condenados a viverem à margem de uma sociedade medíocre como a nossa, que os vêem como escória, como lixo. Eles querem uma vida e um futuro melhor e buscam uma luz no fim do túnel", diz Júlio. Para escrever o texto, o autor precisou fazer uma série de pesquisas para explorar bastante esse universo. Conversou com prostitutas e garotos de programa, mendigos, dependentes químicos, engraxates e principalmente com os meninos de rua. O principal motivo de estarem onde estão foi pela desestruturação familiar. O texto possui uma linguagem agressiva e rancorosa, mas com uma boa dose de poesia.
Foram quatro meses de ensaios. Problemas na escalação do elenco, a execução dos cenários e fjgurinos, exercícios físicos e uma preparação psicológica muito grande envolveram os atores nesse período. Os atores assistiram a filmes, fizeram uma enorme pesquisa a respeitando tema, expuseram os seus pontos de vista, discutiram e as personagens começaram a ser construídos em cima deste trabalho. O espetáculo possui uma linguagem agressiva e rancorosa. " O nosso objetivo é mostrar para essa sociedade, o estado de abandono pelo qual estão passando essas pessoas. O que fazer para ajudá-los? Desviar os olhos e fingir que nada viu? Ou encarar o problema e tentar, pelo menos, solucioná-lo? Quem irá responder essas questões são os próprios espectadores", avalia Julio.
Fazem parte do elenco de "O Beco": Fernando Goivinho, Cleber Luis, Gustavo Proença, Sabrina de Souza, Ruth Vieira e a participação de Julio Carrara


ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário