domingo, 16 de setembro de 2012

VÃO FAZER TEATRO

Escrevi um texto recentemente com o título: Não Aceito Mais Reclamações. Parece que não adiantou muito. Algumas pessoas continuam me irritando com suas paranoias e complexos. Como reclamam! Puta que o pariu! Nunca estão satisfeitas com nada. É um tal de ninguém presta, todos são imbecis, etc. e tal. Então, meu amigo, pegue suas tralhas e se isole numa caverna, bem longe daqui. Se ninguém presta, a única alternativa é viver sozinho,. isolado do mundo. E pare de buzinar no meu ouvido, que ele não é penico. Já disse: não sou psicólogo e também tenho os meus problemas para resolver. E nem por isso tenho raiva do mundo e das pessoas que me cercam. Tenho muita mágoa de algumas pessoas, mas nem por isso, desejo que elas morram. 
Buchner, esse grande dramaturgo, diz em  Woyzeck:  "O ser humano é um abismo. E a gente sente vertigens quando se debruça sobre algum deles".
E é verdade. Os seres humanos são complexos mesmo. E como posso me afastar deles, se eles são a matéria-prima do meu trabalho?
As pessoas tem a péssimo hábito de jogar sobre os outros, suas frustrações. "Se minha vida é, ou está uma merda, a culpa é do mundo".  Ninguém tem culpa - a não ser você -  por estar assim. 
Por diversas vezes, me culpei. Hoje, não me culpo mais. Deletei essa palavra do meu dicionário. Tenho a consciência tranquila por ter dado o melhor de mim pra muitas pessoas. E, na maioria das vezes, só fui sugado. É sempre assim. Mas pouco importa, fiz a minha parte.
Só que agora, pensarei em mim. Não é egoísmo pensar em si. Por um bom tempo, patinei, patinei, patinei, e não saí do lugar. Agora, não. Estou com os pés firmes no chão. E com metas bem definidas. Não vou passar por cima de ninguém. E não servirei mais de porto-seguro ou de tapete para que as pessoas possam fincar sua âncora ou pisar em cima.
Tenho ouvido e lido muitas coisas que as pessoas tiram de orelhas de livros e, com esse "argumento", tentam convencer o outro a seguir este ou aquele filósofo, por exemplo. Na teoria, tudo é lindo, mas na prática, o buraco é mais embaixo. Na boa, não tentem me convencer de nada, que perderão o seu tempo. Já sou maduro o suficiente para saber o que me convém e o que me prejudica.
Por isso, por favor. me deem sossego. Em vez de reclamar, peguem uma vassoura, um rodo, um balde, um pano de chão e façam uma faxina na sua casa; lavem um tanque de roupa suja. Vão pegar no pesado.
TRABALHEM. Sejam úteis.. Assim não terão tempo de ficar reclamando,. cagando regras ou vomitando ideologias. Pensem por si mesmos. Essa onda de "siga o mestre", já era. É entrar num barco furado.
Crises? Traumas? Paranoias? Complexos? Todos tem. Não sabem como lidar com isso e não querem procurar um psicólogo, vão fazer TEATRO. É o melhor remédio que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário