quinta-feira, 19 de abril de 2012

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO VOCÊ CRESCER?

Ouvindo Pais e Filhos, do Legião Urbana, música pela qual tenho verdadeira adoração, assim como toda a obra de Renato Russo, me veio à mente, o que escreverei a seguir:
Um dos maiores conflitos enfrentados pelos pais - acredito que isso ocorra desde que o mundo é mundo - é não saber como conduzir a educação dos filhos. Quando digo educação, não me refiro à castração e nem só passar a mão na cabeça, mas prepará-los para o mundo. Muitos pais, principalmente os menos informados, acham que os educadores é quem tem a obrigação de educar seus filhos, e por esse motivo, se eles fazem alguma cagada, a culpa recai sobre esses educadores. Compete à nós, afinal de contas, sou um arte-educador, apenas uma parte dessa educação, já que ela, vem de berço.
Agora falo como pai...
Se você cuida do seu filho com amor, se se preocupa com ele e quer saber onde está, com quem está,  a que horas voltará, se está indo bem nos estudos, qual a carreira que deseja seguir e os planos para o futuro, você é  autoritário e dominador.
Se você deixa seu filho fazer o que quer, não lhe dá orientações a respeito de nada e o abandona e ele começa a fazer burradas, você é indiferente e omisso. 
Por isso, acho extremamente importante usar o meio termo. Não ser autoritário e dominador e nem indiferente e omisso. O importante é cuidar dos filhos. Pais e filhos erram muito. E o mais importante é saber reconhecer esses erros e ter a humildade necessária para pedir desculpas e depois se entregar a um abraço gostoso e confortador. Ser orgulhoso? Pra que? 
É mais fácil aprender com os pais, porque eles realmente amam os filhos. do que com a vida, que é cruel, traiçoeira e não poupa ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário