segunda-feira, 19 de abril de 2010

O PORTA-MALAS

RELEASE DE DIVULGAÇÃO


“O Porta-Malas” é o título do 26º espetáculo teatral da Cia. das Artes Dramáticas (CAD). Desta vez, o grupo embarcou num desafio de encenar um monólogo, com direção de Thiago Castro e tendo no elenco o ator, diretor e arte-educador Julio Carrara, como personagem único, "O Porta-Malas" é uma comédia dramática que faz parte de uma coletânea de quatro monólogos intitulados "Vozes Urbanas", escrito pelo paulistano Sérgio Roveri.
A história flagra um personagem numa situação, infelizmente, cada vez mais comum nas grandes cidades: um homem é seqüestrado e colocado no porta-malas do próprio carro. Ali confinado, com dores no corpo, em pânico, na terrível expectativa do que poderá lhe acontecer e atento aos ruídos e movimentos de seu seqüestrador.  O personagem começa a se desesperar e busca uma forma de se livrar do seqüestro, mas sem atingir êxito. Depois de várias tentativas frustradas, o homem fica frente a frente com o bandido, que  abre o porta-malas e decide o seu destino.



É a primeira vez que um espetáculo do CAD é dirigido por outra pessoa, não sendo o próprio Julio Carrara. Segundo Julio, “é impossível um diretor dirigir uma cena em que atua, porque ele não tem a visão do espectador e o olho crítico do diretor, por isso chamei o Thiago, meu aluno, para me dirigir. E achei formidável essa experiência. O Thiago conhece o meu método de trabalho, tem idéias muito criativas, é sensível e inteligente o bastante para levar à cena um espetáculo. Todas as cenas do espetáculo foram inúmeras vezes pensadas e discutidas  e o resultado, acredito, está sendo bastante positivo.”
 Em um mês o espetáculo ganhou vida, saindo do papel, entre muitos ensaios de mesa, exercícios vocais e corporais. “O belíssimo texto do Roveri já é garantia de uma boa encenação, pois retrata o cotidiano das pessoas, principalmente dos paulistanos. Como também moro em São Paulo, identifico imediatamente o universo em que ele transita – a solidão de viver numa cidade grande e o tema abordado: o Homem na Grande Metrópole. É um texto cheio de significados”,  continua Julio. 
 Para o diretor Thiago Castro a encenação poderia encaminhar-se para duas direções, principalmente na parte cenográfica. “A idéia inicial seria colocar no palco um porta-malas de um carro e o personagem permaneceria ali, trancafiado o tempo todo, mas eliminamos essa idéia logo nos primeiros ensaios para não limitar a imaginação dos espectadores nem a atuação do Julio. Optamos em valorizar o texto e a atuação. No palco nu, através da luz recortada num retângulo fizemos o porta-malas.”, explica. A trilha sonora criada por Julio Carrara dialoga com o personagem o tempo todo. Eram os elementos de que necessitava para emoldurar a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário