sábado, 17 de abril de 2010

INAUGURAÇÃO DO TEATRO TATIANA BELINKY


Desde que iniciou suas atividades, em março de 1995, a Cia. das Artes Dramáticas (CAD), liderada por Julio Carrara, vem lutando por um espaço na cidade. Um grupo que passou por muitas dificuldades, e com um único objetivo: divulgar a arte cénica. As dificuldades eram muitas, desde a busca de patrocinadores para levantar a produção até um local adequado para realizar suas apresentações. O grupo se apresentou em salões de Centros Comunitários e quadras cobertas de escolas até o momento em que a diretoria do Sindicato dos Têxteis cedeu o salão de sua subsede para os ensaios e apresentações.
O salão se encontrava em completo abandono e o grupo começou a cuidar do local, fazendo uma reforma e colocando um palco fixo, refletores de luz e uma plateia com capacidade para 40 pessoas. O grupo já apresentou três trabalhos no local, que de início recebia o nome de Espaço Cultural dos Têxteis e agora já rebatizado de Teatro "Tatiana Belinky". É um espaço conhecido como "teatro bolso", pois ator e público estão muito próximos.
"É imperdoável que uma cidade  não tenha seu teatro e sua sala de cinema. Infelizmente, a cultura na cidade está totalmente carente e nenhum dos dirigentes fazem nada para mudar a situação. A cidade tem ótimos artistas em diversas áreas. Alguns desses artistas se frustram e param de fazer sua arte por não encontrarem apoio", desabafa Júlio Carrara. "Muita gente na cidade nunca foi ao teatro. Precisamos acostumá-las e ensiná-las a gostar dele. Muitos não vêm ao teatro porque não podem perder um capítulo da novela. É muito triste quando isso acontece", enfatiza.
A escritora Tatiana Belinky estará hoje em Votorantim para descerrar a fita de inauguração do teatro que levará seu nome e para ver seu texto encenado. "É uma grande honra para todos nós receber a dama da literatura infanto-juvenil. Esse será o maior presente de toda minha vida", diz Júlio.
A Cia. das Artes Dramáticas já encenou os seguintes espetáculos: "Sombras do Passado", "O Espelho da Vida", Lá na Terra do Contrário", "A Moléstia Azul", "Baile de Formatura", "O Beco", "Á Sopa de Pedra", "O Despertar da Primavera", "Fofo, Meu Amor", "Cupido & Stanislavski" e "Catedral". O grupo deverá encenar ainda este ano mais dois espetáculos, que já estão na fase de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário