sábado, 17 de abril de 2010

QUEM CASA, QUER CASA - OU NÃO?


DOS JORNAIS
21/08/1999

"Quem Casa, Quer Casa - Ou Não?" inaugura o Teatro "Tatiana Belinky"

Nem bem terminou a temporada de "Catedral" e a Cia das Artes Dramáticas (CAD) volta à cena com o seu décimo-segundo trabalho, o quinto só esse ano. "Quem casa, quer casa - Ou não?" é o título do mais novo espetáculo, que terá estréia hoje e marcará a inauguração do teatro "Tatiana Belinky" (ex-espaço cultural do Sindicato dos Têxteis).
A nova peça, como explica o ator e diretor Julio Carrara, não é a comédia de costumes que Martins Pena escreveu nos fins do século passado e sim uma fábula de Tatiana Belinky. Conta a história de Lelé, uma lesminha solteirona e gorducha, que está à procura de um marido. Em seu passeio matinal conhece Mujim, o caramujo por quem se apaixona e acaba se casando. Mas na hora de entrar na casa do caramujo em sua lua-de-mel as coisas se complicam. Para saber mais a respeito da fábula, o jeito é ir ao teatro.
Geralmente nas fábulas (como nas de Esopo e La Fontaine) existe a famosa "moral da história", onde os autores estipulam a "moral" e é daquela forma que as crianças têm de entender. Tatiana abomina esse tipo de coisa. Segundo ela, não se deve obrigar a criança a pensar assim, ela que ache o que quiser sobre o assunto. A "moral" de "Quem casa, quer casa - Ou não?" existe como em qualquer outra fábula, mas Tatiana deixa essa "moral" implícita na própria estória.
O espetáculo é feito pelos alunos do Curso de Iniciação Teatral da Companhia das Artes Dramáticas, ministrado pelo ator, dramaturgo e diretor Julio Carrara. O curso teve início em março e desde maio os alunos estão envolvidos nesse projeto. A peça é fruto do curso e fará parte de urna avaliação pública onde os alunos colocarão em prática tudo o que aprenderam. O diretor contou com a ajuda do professor de Educação Física Lauro Alves Lima, que o auxiliou no trabalho de preparação corporal e passou para os alunos vários exercícios de ginástica natural (ginástica que tem por estudo o corpo e os gestos dos animais). Os alunos fizeram também uma pesquisa no zoológico "Quinzinho de Barros", de Sorocaba, e a partir daí os corpos dos animais foram recriados.
O elenco da montagem é composto pêlos alunos Alison Sales, Eliane Ribeiro, Helena Solla, Douglas Emílio, Agnes Ferreira, Rafael Demétrio e Júlio Melo .
O espetáculo fica em cartaz até o dia 12 de setembro, sempre aos sábados e domingas, às 19h, e é dirigido a crianças de 4 a 11 anos, O teatro fica à rua Sorocaba, 768, no Dominguinho (Sindicato dos Têxteis). O espaço acomoda somente 40 pessoas e não será permitida, sob hipótese nenhuma, a entrada após o início da apresentação. Maiores informações pelo fone (015) 243-1414, no horário das 14 as 19h, de segunda a sábado; Parques e escolinhas infantis interessadas pelo trabalho podem entrar em contato com o diretor pelo fone e horários descritos acima. 



ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário