sexta-feira, 29 de junho de 2007

1ª MOSTRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Deixando um pouco as poesias para divulgar meu novo projeto: a 1ª Mostra de Dramaturgia Contemporânea que acontecerá de 09 a 30 de julho, no Espaço das Artes. Segue todas as informações sobre o evento. Espero vcs lá.

SOBRE O PROJETO

O projeto, idealizado pelo grupo CAD - Cia. das Artes Dramáticas da Cooperativa Paulista de Teatro através de seu fundador e coordenador Julio Carrara, tem como objetivo divulgar textos - inéditos ou não - de dramaturgos conceituados que realizaram um trabalho inovador e de qualidade dentro da cena teatral paulistana nestes últimos anos.

Para esta primeira série de encontros foram escolhidos Mário Viana, Sérgio Roveri, Fábio Torres e Paulo Jordão.

Após as leituras serão realizados debates entre os dramaturgos, diretoras, mediadores, atores e público, onde, entrará em discussão, além da análise dos textos, os novos rumos da dramaturgia.

Os encontros acontecerão uma vez por semana, às segundas-feiras, sempre às 21 horas, no Espaço das Artes. Segue abaixo a programação da Mostra.


PROGRAMAÇÃO

09/07
“IFIGÔNIA”
Baseado em textos italianos da Renascença, “Ifigônia” conta a história de uma princesa desesperada para casar. Seu pai cria um concurso internacional e os candidatos se apresentam e exibem suas qualidades. Toda falada em versos, a comédia ganha um texto brasileiro cheio de malícia. Sinônimos de todas as partes baixas surgem aos montes, sempre em rimas inesperadas e engraçadíssimas.
Texto: Mário Viana
Direção: Ariela Goldmann
Elenco: Rosi Campos, Dinah Feldmann, Maurício de Barros, Chico Ribas, Eduardo Metring, Flávio de Souza, Paulo Faria, Rafael Mendes, Adryela Rodrigues, Christiane Mayumi, Priscila Clemente.

Mediadora do Debate: Cláudia Dalla Verde

16/07
“A VIDA QUE EU PEDI, ADEUS”
Comédia que retrata de forma impiedosa uma realidade que se faz presente em cada esquina de São Paulo, mostrando o cotidiano de um casal, Eurides e Armando, que após perderem praticamente tudo levam a vida hoje como microempresários da miséria, comandando um time de vendedores e acrobatas dos semáforos.
Texto: Sérgio Roveri
Direção: Wilma de Souza
Elenco: Rosaly Papadopol, Walter Breda e Tatiana Pacor

Mediadora do Debate: Cibele Troyano

23/07
“RESPEITÁVEL PÚBLICO?”
Prisioneiras debaixo de uma lona, duas palhaças passam o tempo entre seus números no picadeiro a tramar contra o dono do circo, mas sem interromper o caso que mantêm com ele. Depois de uma sucessão de trapaças e golpes baixos, conseguem mandá-lo para a jaula do leão e passam a administrar o espetáculo. Não demora e uma se volta contra a outra e são enfim condenadas a continuarem a viver juntas.
Texto: Fábio Torres
Direção: Mara Faustino
Elenco: Ênio Gonçalves, Isadora Ferrite e Érika Altimeyer

Mediador do Debate: Zeca Capellini

30/07

“ONZE BOLAS E UM JOGADOR”
O texto mostra o lado humano de um grupo de jogadores de futebol durante uma partida entre duas equipes ameaçadas de rebaixamento.
Texto: Paulo Jordão
Direção: Graça Berman
Elenco: Alex Gruli, Alexandre Faria, Ana Arcuri, Bruno Giordano, Caco Mattos, Décio Pinto, Fabrício Garelli, Renato Scarpin, Ricardo Pettine, Sérgio Buck, Vinícius Calamari

Mediadora do Debate: Renata Pallottini


SOBRE OS AUTORES

MÁRIO VIANA
Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, na revista Veja São Paulo, foi editor de turismo do jornal O Estado de S. Paulo e colaborou com várias outras publicações.Como dramaturgo, formou o Núcleo dos 10, sob orientação do também dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Recebeu menção honrosa no concurso nacional de textos teatrais inéditos de 2000, promovido pelo Ministério da Cultura, com a peça Flechadas do teu Olhar. Os textos Vamos? e Vestir o Pai também receberam prêmios em duas edições do concurso de dramaturgia promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, em 2000 e 2001. Teve montados três espetáculos com o Grupo Parlapatões: Mistérios Gulosos, Um Chopes, Dois Pastel e uma Porção de Bobagem e Pantagruel. Também foram montadas as peças Ifigônia, com as atrizes Rosi Campos e Zezeh Barbosa, e Verdades, Canalhas, dirigida por Hugo Possolo. A comédia Vamos? ganha montagem em Fortaleza. O monólogo Natureza Morta, inspirado numa tela do norueguês Edvard Munch, é montado no Recife, em São Paulo e Rio de Janeiro. Em abril de 2003, estréiam em São Paulo as peças Vestir o Pai, dirigida por Paulo Autran, e Carro de Paulista, dirigida por Jairo Mattos. Classificado em segundo lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia da Funarte (Sudeste), com Galeria Metrópole. A montagem ganhou o prêmio Cidadania em Teatro, oferecido pela Associação da Parada GLBT, em junho de 2005.Ganha o prêmio de melhor texto por voto popular no Ciclo de Leituras Apart-Satyros, com Hoje tem Mazzaropi. Em junho de 2004, o Festival de Intercity São Paulo, em Florença, realiza leitura dramática da peça Vestir o Pai (Onora il Padre) em Florença e Roma. Em televisão, trabalhou como colaborador da novela Seus Olhos, no SBT, ao lado de Fábio Torres, sob a coordenação de Aimar Labaki (2004). Colaborou com a equipe de Aimar Labaki na telenovela Paixões Proibidas , adaptação de Camilo Castelo Branco para Rede Band (Brasil) e RTP (Portugal).De dezembro de 2004 a janeiro de 2005, escreve roteiro de ficção para curso de treinamento da Unilever. Direção de Ariela Goldman. Em 2005, participa do núcleo de autores do projeto Nunca se Sábado, no Teatro Folha. Integra também o quadro de autores do seriado de TV Avassaladoras, para a Total Filmes.Em 2006, estréia no Teatro Stella, Montevidéu, a peça Vistiendo a Papá, com direção de Jorge Denevi. Em São Paulo, estréia Assim com Rose, dirigida por Jairo Matos, e o infantil Bruxo Pontocom, dirigido por Hugo Possolo.


SÉRGIO ROVERI
Jornalista e dramaturgo. Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, trabalhou na Editora Abril e no Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S. Paulo, onde foi repórter, redator e editor de Variedades.Estreou como autor teatral em 2003, com a peça Vozes Urbanas, selecionada para o projeto Agora Metrópolis do Século 21. Em seguida, teve encenados os seguintes espetáculos:O Horário de Visita, com direção de Ruy Cortez, O Encontro das Águas, com direção de Alberto Guzik, De Alma Lavada, direção de Alberto Guzik, Pelos Cotovelos, estréia na direção do comediante Marcelo Mansfield, O Eclipse, com direção de Fábio Ock, Esperando o Gordo, texto montado na cidade do Recife, com direção de Antonio Rodrigues, Abre as Asas Sobre Nós, com direção de Luiz Valcazaras, texto que lhe valeu O PRÊMIO SHELL DE MELHOR AUTOR EM 2006, Andaime, com direção de Elias Andreato, texto vencedor do PRÊMIO FUNARTE DE DRAMATURGIA NA CATEGORIA TEATRO ADULTO, O Dia das Crianças, primeiro texto infantil encenado pelo grupo Satyros, e A Noite do Aquário, com direção de Sérgio Ferrara.É um dos autores presentes no volume seis da Coleção Teatro Brasileiro, com a peça A Vida que eu Pedi, Adeus. É autor dos livros Um Grito Solto no Ar, biografia do ator, diretor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, e Quem Quiser que Conte Outra, biografia da escritora Tatiana Belinky a ser lançada no priemeiro semestre de 2007.Atualmente escreve sobre teatro para o jornal Diário do Comércio, de São Paulo e Revista Bravo! Atua como consultor na criação da Faculdade de Artes Cênicas do Senac.

FABIO TORRES
Dramaturgo, diretor e produtor de teatro. Alguns textos:A TRAMA DA PAIXÃO – Longa temporada em São Paulo e apresentações em 13 cidades de Portugal. A MATÉRIA DOS SONHOS - Espetáculo escolhido para integrar a III Mostra SESI de Teatro Infantil e a Jornada Internacional de Teatro para a Infância e Juventude. Recebeu cinco indicações para o Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro, incluindo Melhor Autor.O MATA-BURRO – Desenvolvido no workshop de dramaturgia do Royal Court Theatre, estreou em 14 de agosto de 2005, no CCSP, com direção de André Garolli. Indicação para Melhor Autor no Prêmio Shell. CIRANDA DOS PÁSSAROS – Estreou em janeiro de 2005 no CCSP e foi selecionado para o FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, cumprindo longa temporada em São Paulo.O MONSTRO DE PIRATARACA – Texto encenado pela Casa da Comédia, com supervisão de José Renato.Participou como co-autor da novela SEUS OLHOS, do SBT, com Aimar Labaki e Mário Viana em 2004.Escreveu a novela PAIXÕES PROIBIDAS, para a BAND/RTP, com Aimar Labaki e Mário Viana.Tem um livro infanto-juvenil editado, O TESOURO DE FABERGÈ e teve a peça UM CONTO DO REI ARTHUR premiado no Concurso Vladimir Maiakovski. Foi 2 vezes o melhor autor do Festival Curta Teatro / SESI, com SUBINDO! (2000) e 2X2 (2002).

PAULO JORDÃO
Dramaturgo e ator. Fez cursos de Dramaturgia, Interpretação, Direção Teatral, entre outros. Seus mais recentes trabalho como ator foram nos espetáculos “Faroestes”, de Marçal Aquino e “Ovelhas que Voam se Perdem no Céu”, de Daniel Pelizzari, ambos adaptados e dirigidos por Mário Bortolotto.Escreveu “Encontro no Cinema”, “A Claque”, “Via Pompílio”, “Corrida ao Caos” e “Onze Bolas e um Jogador”. Com exceção de “Vila Pompílio” , já encenada e “A Claque”, em cartaz, as demais continuam inéditas.Em 2002 o texto “Corrida ao Caos” foi classificada em 3º lugar no 4º Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho.Atualmente trabalha no Centro Cultural São Paulo como administrador de teatro.

SERVIÇO
Encontros: de 09 a 30 de julho

Dias da semana: segundas-feiras
Horário: às 21:00 hs
Local: Espaço das Artes
Endereço: Rua Domingos de Morais, 1497 – Vila Mariana (em frente à saída do metrô) Capacidade: 90 lugares
Informações: 5083.3467
ENTRADA FRANCA (os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência)

STAFF TÉCNICO

Coordenador do projeto:
JULIO CARRARA
Equipe de Apoio:
CHICO RIBAS
CHRISTIANE MAYUMI
EDSON OLIVEIRA
RHOBSON DEL KISHALL

Supervisão Geral:

ANTONIO NETTO

JAIR AGUIAR

3 comentários:

  1. Vai ser um sucesso cara...
    Muita merda para todos..

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog.Apare�a no meu que tem novidades.
    Estaremos todos no evento do dia 9.
    Beijos e at� l�.

    ResponderExcluir
  3. Meu teclado engoliu letras e ao inves de Celia Ribas saiu Lia. Mas tanto faz,sou eu mesmo.
    Beijos desta vez da Célia .

    ResponderExcluir