terça-feira, 30 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA 2008




30 de dezembro. Penúltimo dia do ano e junto com ele vai meu último post de 2008. Não sei, sinceramente, se este ano foi bom ou ruim. O que afirmo, com certeza, é que pra mim foi um ano de muitas mudanças. Algumas boas, outras nem tanto.

No campo profissional foi um pouco ocioso. Apesar de ter montado três espetáculos: João Magriço, Achavascado(s) e Castelos de Areia, pode-se contar nos dedos quantas apresentações realizamos. E é um número muito inferior, já que o ano tem 365 dias. Uma pena.

Fui chamado pra atuar num curta que me deu muito prazer: O Primeiro Dia do Resto de Minha Vida., de Breno Castro com a turminha da FAAP. Valeu a pena ficar duas horas andando de um lado para o outro, duas horas debaixo do chuveiro, duas horas escovando os dentes, uma hora e meia deitado na cama para que fosse exibido apenas 3 minutos, numa edição ducaralho... Este curta é meu grande xodó. Outro trabalho no áudiovisual foi o docudrama TV e Internet, dirigido pelo doido do Thiago Kozonoi, trabalho que caí de pára-quedas e foi tudo no susto.Decorando texto poucos minutos antes da gravação e, terminei um pouco frustrado, porque sabia que poderia fazer melhor... Mas sempre passamos por isso.

Escrevi também dois textos teatrais: Castelos de Areia , que tinha como temática o transtorno bipolar e Doce Ilusão ou O Anel que Tu me Deste, que concluí recentemente e no momento, encontra-se engavetado para uma revisão que acontecerá no próximo ano. Aprendi com minha mestra Tatiana Belinky a escrever o texto, revisá-lo uma única vez, deixar na gaveta por algumas semanas e depois ler como se não fosse meu, para então, dar o acabamento final, registrá-lo e dependendo do cronograma, encená-lo.

Além desses textos teatrais escrevi uma radionovela Uma Canção Pra Você que foi exibida durante duas semanas em 10 capítulos (ou seja, 120 laudas de texto) no mês de junho pela Rádio Boa Nova sob direção de Sidney Carbonne. Um trabalho que me deixou muito satisfeito, até porque foi minha primeira incursão neste universo de radionovelas.

Escrevi também artigos sobre teatro para o site Oficina de Teatro, do meu amigo Christian Gurtner. Foram poucos artigos, perto do que gostaria de escrever, mas todos eles geraram uma boa discussão entre os internautas daquele site.

Recebi inúmeros pedidos de montagens dos meus textos. Dois deles: Blefe de Mestre e Depois da Chuva... foram encenados no Nordeste, sem contar, é claro, das montagens clandestinas - essas que os autores nunca ficam sabendo...

Na segunda quinzena de outubro fui chamado para compor o corpo de jurados ao lado de Edu Ribas (bochechudo) e Maria Chiesa (o dinossauro ferrero-rocher e mãe do Bola do Pânico), no Festival de Teatro Amador, na cidade de Marília. Foi uma semana bastante agradável. A cidade é linda, as pessoas bastante receptivas, os espetáculos de boa qualidade, o hotel bastante aconchegante, o restaurante com aquele cardápio tentador. Foi uma semana que tive uma vida de rei... Oh, coisa boa.

Agora no campo pessoal foi uma montanha-russa - como pode-se notar nos meus posts anteriores. Mas não gosto de falar disso. É um assunto que só cabe a mim. E também porque acho ridículo quando leio um blog onde fulano escreve o que faz desde o momento em que acorda até o momento em que vai dormir...

Saí do centro, estou morando na zona norte agora... Uma grande mudança para quem está acostumado com a muvuca da Bela Vista, ir prum bairro. Porém, aqui encontrei mais tanquilidade para escrever, espaço para as minhas coisas e de quebra, ganhei uma biblioteca maravilhosa onde pude acomodar melhor os meus livros.

E como é bom ter como parceiro o meu filhote Eddi. Nunca estivemos tão próximos como agora. Esse menino é meu maior tesouro...

Enfim, é isso aí.

Vou pra Big Beach amanhã e curtir um pouco o clima praiano.. Afinal, ninguém é de ferro.

Que venha 2009 e que seja um ano maravilhoso...




Nenhum comentário:

Postar um comentário