quarta-feira, 23 de julho de 2014

LIBERADA PELO CENSOR

Estreou hoje Vertigem, minissérie escrita por mim, em 10 capítulos, que está sendo exibida pela Rede Boa Nova de Rádio, às 13 horas com reprise às 18 horas (reprise só via internet). O endereço é: https://radioboanova.com.br/ Clique em ouvir ao vivo nos horários de exibição. 
Vertigem foi escrita e gravada em 2011, mas por abordar temas como racismo e ter algumas ações desenvolvidas na cracolândia paulistana, pois um dos personagens é usuário de crack, foi censurada pela direção da emissora e só seria liberada se eu modificasse meu texto, deixando-o mais ameno. Segundo o parecer da direção, "o texto estava forte demais e o ouvinte poderia pensar que eu fosse racista e, isso, talvez, gerasse problemas para a emissora". Já aviso aos desinformados que não sou racista. Mas meu personagem é. E se é racista, tem que se comportar como tal. 
Como não atendi às orientações e não mudei uma vírgula do texto - se é para abordar esses temas, tenho que ser fiel à eles sem fazer concessões - o trabalho ficou engavetado. Depois de muito tempo, consegui convencer o censor da emissora a liberá-la - fato que ocorreu somente agora, três anos depois de gravada e o que vai ao ar, é a minissérie sem cortes, como foi concebida. De antemão, aviso aos ouvintes que virão sequências pesadíssimas nesta que é minha última minissérie na emissora. 
Pois é. Estou deixando a RBN depois de 6 anos, por questões que é de conhecimento público: desrespeito ao nosso trabalho e por um cachê, que além de ser miserável (ganhei neste período todo, de 2008 a 2014, trezentos reais por mês para escrever 15 páginas por dia, totalizando 300 páginas no mês. Ou seja, um real por página escrita e sem contar com o auxílio de um colaborador; e com os radioatores é pior ainda, que recebem seis reais por capítulo gravado. Isso mesmo. Seis reais por capítulo gravado.), nunca chegou na data que era para chegar. E nenhum dos nossos superiores cogitou a possibilidade de aumento deste salário de fome durante esse período todo. 
Agradeço aos ouvintes que acompanharam minhas 53 minisséries, de Uma Canção Pra Você à Vertigem e a equipe de radioatores. Não estaremos mais juntos na RBN, mas vamos dar continuidade aos trabalhos executados na Biblioteca Infantil. 
Muito obrigado a todos: Cledemir Araújo, Dado Carvalho, Chico Ribeiro, Luciana Patricia, Quitéria Maria, Claudio Zelizi, Carmem Lara, Maria Cunha, Ofélia Vivi Soll, Rose Rodrigues, Ivone Martins, Adacel Alberto, Osnival Búfalo, Maria Helena Antunes, Fábio Tiago. Lembro também que este foi o último trabalho da atriz Ivone Soares que morreu em 2012. Evidentemente, esse trabalho é dedicado à sua memória.
Em breve, disponibilizarei a minissérie aqui para vocês ouvirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário