sábado, 17 de abril de 2010

BEIJO, NÃO!



DOS JORNAIS
03/08/2002

Cia das Artes Dramáticas encena texto de Tatiana Belinky


"Beijo, Não!", texto infantil inédito de Tatiana Belinky, é o nome da montagem teatral que a Cia das Artes Dramáticas (CAD) encena, em temporada que vai de amanhã ao dia 19 de setembro, com sessões gratuitas aos sábados e domingos, às 19 horas, no Aquário Cultura.
Com direção de Julio Carrara, a peça, 23ª montagem da CAD (a mais recente foi "Sonho de Uma Noite de Verão"), apresenta a história de um velho feiticeiro que, certo dia, por brincadeira, transformou um macaco num moço bonito e simpático; e o mandou pelo mundo pedindo que voltasse dali a um ano e um dia, para ver no que a sua feitiçaria ia dar.
"Beijo, Não!" é o quarto texto de Tatiana Belinky encenado pelo CAD. Os outros foram "A Sopa de Pedra", "Os Dois Turrões" e "Quem Casa, Quer Casa -Ou Não?", sendo que esta última participou do 15º Festival de Teatro Estudantil do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, em julho de 2000, e foi classificada como o Melhor Espetáculo da modalidade infantil. Recebeu ainda outros sete prêmios, entre eles, os de Comunicação Popular, Preparação Corporal, Maquiagem, Melhor Diretor, Ator e Atriz Revelação.
Segundo Julio Carrara, o grupo vem há três meses trabalhando na montagem infantil, conciliando num primeiro momento os ensaios com as apresentações de "Sonho de Uma Noite de Verão" e, posteriormente, ao término da temporada dessa peça, dedicando-se exclusivamente ao texto de Tatiana Belinky. "O elenco também fez visitas ao zoológico para observar o comportamento dos animais, pois o espetáculo repete a fórmula utilizada em "Quem Casa...': a ginástica natural - que tem como objetivo toda a movimentação dos animais, não copiando, mas recriando os movimentos -, cujo resultado foi bastante satisfatório. Charles Darwin com sua "Evolução das Espécies' também foi lembrado; e alguns filmes também ajudaram na construção das personagens, como "A Guerra do Fogo', "Merlin", Harry Potter' e 'O Senhor dos Anéis'", explica o diretor.
Aliás, "Beijo, Não!" marca o retorno de Julio Carrara, que há três anos não atuava. Seus últimos trabalhos como ator foram realizados em São Paulo, nos espetáculos "Pastoril do Divino lnfante", no Teatro Municipal; "Numa Noite Clara de Verão, Com Perfil Brasileiro e Cheiro de Manjericão, as Máscaras Dançam e Soltam Rojão" e "Paraíso Perdido", sob direção de Jorge Didaco, na Faculdade Mozarteum. "Essa é minha primeira experiência como ator em teatro infantil. É uma grande responsabilidade atuar em um texto de Tatiana, principalmente por se tratar de um inédito da mestra. E difícil ainda porque bem dirijo a montagem. Tanto o trabalho de ator como o de diretor exigem muito esforço e concentração, pois são trabalhos distintos. Tenho consciência de que o trabalho é difícil mas é essa dificuldade que me estimula a criar." diz. O elenco do espetáculo é formado pelos atores Diego Francisco, Hércules Soares, Kátia Cezário, Keila Cezário, e Julio Carrara.
O espaço do Aquário Cultura só comporta 40 lugares e os ingressos devem ser retirados, sempre, uma antes do início das sessões. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. 



ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário