quinta-feira, 29 de novembro de 2007

TEATRO FECHA AS PORTAS PARA OS ATORES

(consequentemente, para o público)

Do blog Todo Dia é Dia de Arte

Na última sexta-feira, o Espaço das Artes, na Vila Mariana, fechou as portas para o elenco da peça Adega dos Anjos horas antes de começar o espetáculo. Conforme iam chegando os atores, estes se acumulavam na calçada da entrada que leva ao palco das apresentações. Cada um que chegava, fazia a mesma pergunta, “o quê está acontecendo?”. E a resposta era a mesma: “Não vai ter peça. Estamos trancados do lado de fora.”
O responsável pelo espaço, Jair Aguiar, desceu a escadas por volta das 18h30 na sexta-feira e trancou a única porta de acesso. Pedro Zacarias, ator da peça, teria uma reunião com Jair, representando o diretor Julio Carrara. Mas Pedro não chegou às 17h, horário marcado para a reunião, porque sua filha de um ano teve que ser internada de emergência. Jair disse a Pedro que a temporada estava cancelada devido ao seu atraso e outras coisas que não foram acertadas na reunião que não aconteceu. “Temos alertado sobre alguns problemas e o Julio diz que não acontecem. Então, não me resta alternativa. É realmente uma pena…”, considerou Aguiar.
Julio Carrara, diretor da peça que estava ausente no dia do ocorrido por participar do júri do Mapa Cultural Paulista, falou que não há motivos para terem tomado tal atitude. “Está tudo pago”, afirmou Julio. O também ator da peça, Rhobson Del Kishall destaca que ninguém descumpriu nenhuma cláusula do contrato assinado com o Jair - tal contrato permite a utilização do Espaço para as apresentações. E o diretor ainda acrescenta, “o Jair nos deve 80 reais da porcentagem da bilheteria”.
Ainda não está claro se nesta próxima sexta-feira (23) haverá espetáculo. Julio Carrara, o diretor, volta de viagem amanhã (20) e irá conversar com o Jair Aguiar para entrarem em um acordo.
Enquanto isso, os interessados na tal cultura que é direito de todos, reclamam: “Não vai ter de novo? Que droga! Não venho mais!”. Já que semana retrasada, a peça também foi cancelada devido a problemas de saúde de uma das atrizes. Para uns, teatro pode até ser brincadeira, mas com saúde não se brinca e muito menos se age impulsivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário