sábado, 3 de novembro de 2012

LER OU NAVEGAR?


Navegar na Internet. Ontem parei para analisar essa frase, tentando buscar um sentido. O navio quando está no mar, por onde navega? Pela superfície. Então... navegar na Internet, é a mesma coisa. É estar na superfície. 
Mesmo com a grande quantidade de informações que uma pessoa recebe ao acessar sites, blogs, etc., é impossível digerir tudo.. Tenho absoluta certeza que, dentro de alguns dias, fulano sequer vai lembrar do(s) assunto(s) que leu, daí a superficialidade. Diferente da leitura, onde você tem a oportunidade de se aprofundar e guardar uma obra na memória por um bom tempo.
Ziraldo diz:
- Ler é mais importante do que estudar.
Tatiana Belinky complementa:
- Quem lê, aprende. Quem estuda, se chateia.
Se fizer uma enquete perguntando:
- Quantos livros você leu em um ano?
A pessoa vai responder:
- Cinco... quatro... três... dois... um...
E, na maioria dos casos, vão dizer que não leu nenhum... NENHUM.
(Há exceções, evidentemente)
Agora se perguntar:
- Quanto tempo você navegou na Internet em um ano?
Virá a resposta: 
- 8760 horas.
Ou seja, 24 horas, dos 365 dias do ano. E se estiver em um ano bissexto, 8784 horas.
É evidente que a Internet facilitou a nossa vida. Ela é ótima se você souber usá-la. Caso contrário, virará escravo de uma máquina.
Nos últimos 4 anos, como passava cerca de 10 horas na frente do computador, escrevendo capítulos e mais capítulos de radionovelas, ficava conectado o dia todo, para eventuais pesquisas, e com o bate-papo do Facebook logado. Mas nem sempre estava disponível.  Recebi muitas mensagens onde me chamavam de mal-educado por não responder, mas, porra, eu não respondia, porque, simplesmente, não lia a mensagem.
Agora que terminei de escrever e revisar todos os capítulos, sobra mais tempo para fazer o que mais gosto: ver filmes, ouvir músicas e me dedicar à leitura.. 
Tenho lido muitos contos de Lygia Fagundes Telles, Josué Montello, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Caio Fernando Abreu, João do Rio... E curtindo pra caralho. É assim que consigo descansar. 
Ler é o maior barato. E navegar na Internet também é. Mas também sair, arejar, nadar, beber, beijar, trepar, são coisas legais também.
O que adianta ser popular nas redes sociais e na vida real estar sozinho? A popularidade que você tem nas redes sociais tem o mesmo valor do dinheiro do banco imobiliário.


Julio Carrara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário