quinta-feira, 21 de agosto de 2008

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS





Você seria capaz de apagar da mente as lembranças de um tumultuado relacionamento como fizeram Joel e Clementine, interpretados por Jim Carrey e Kate Winslet no filme que dá título a este post?
Acabei de assistir ao filme e estou alucinado. O roteiro assinado pelo aclamado Charlie Kaufman é perfeito, a direção de Michel Grandy dispensa qualquer tipo de comentário e o trabalho dos atores Carrey e Winslet, de tirar o chapéu. Nunca tinha visto o Carrey num papel dramático e muito menos a Winslet num papel cômico. Os atores não estariam com os papéis trocados? E foi isso um dos motivos que me levou a assistir a esse filme, essa inversão de papéis. Um filme tocante que não deve ser visto só uma vez, até porque a trama é bastante complicada.
Outro motivo que me estimulou a ver o filme foi o fato dele direcionar um olhar sobre separações, rupturas e colapsos, assuntos que também são abordados no meu novo espetáculo “Castelos de Areia”. E me trouxe um excelente material para o nosso processo de trabalho. Será que se levasse as personagens da peça para a Lacuna e os entregasse para o dr. Howard, inventor do processo de apagar da mente as lembranças, eles não seriam mais felizes do que conviver diariamente com a dor causada pela perda de seu grande amor?
Será que seria legal poder deletar da mente as lembranças de alguém que amou muito e que te fez muito mal? Não sei, não. Pra mim não seria legal viver sem lembranças. Se apagasse totalmente da memória o meu penúltimo e conturbado relacionamento, eu não teria escrito a peça.
Hoje, após ter superado o sofrimento, consigo olhar para aquilo que escrevi com distanciamento e todas as tristezas, angústias e outros sentimentos que me faziam mal, foram embora restando apenas uma doce lembrança de uma tarde de outono, da sua pele macia, do seu perfume inebriante, do seu toque sutil, do seu olhar melancólico, do seu sorriso iluminado e das nossas bocas que se encaixavam perfeitamente cuja sensação jamais poderei descrever com palavras. Se passasse por um tratamento como esse do filme, com certeza essas lembranças jamais seriam deletadas da minha memória porque se eternizaram, não só em mim, mas no texto que escrevi e conseqüentemente nesta montagem que virá.
Fica aí essa dica. “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, para mim, está no ranking dos melhores filmes que já vi na vida. Com cenas tocantes e de forte impacto visual.
Obrigado Charlie Kaufman, obrigado Michel Gandry, obrigado Jim Carrey, obrigado Kate Winslet e obrigado a todos os astros que brilharam nesta obra-prima.
BRAVO!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário