sábado, 23 de agosto de 2014

COM O CORAÇÃO NA BOCA

Esta foto em que estou sentado no estúdio do radioteatro, foi tirada por Gerdal dos Santos  em janeiro de 2012, em visita que fiz à Rádio Nacional do Rio de Janeiro.


Eu tinha 7 anos. Era véspera de Natal de 1984. Enquanto minha família estava às voltas com a ceia, eu estava em meu quarto ouvindo rádio. Sintonizava todas as estações, mas nada me agradava. Ao sintonizar uma estação, ouvi o locutor anunciar: "A Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresenta: Numa Véspera de Natal, de Josué Montello." e teve início a radioteatralização do conto. Aquelas vozes me despertaram grande interesse, principalmente o sotaque carioca, que, sempre achei lindo. Fechei os olhos e comecei a imaginar como eram as personagens, os cenários e entrei numa viagem deliciosa, apesar de ser um conto adulto. Quando o conto chegou ao fim, fui chamado para cear e enquanto comia, aquelas vozes ficaram reverberando em minha cabeça. 
Alguns anos depois passei a ouvir os programas "Entre Dois Mundos" de Ulderico Amêndola e, posteriormente as minisséries radiofônicas de Sidney Carboni pela Rádio Clube de Sorocaba. O tempo passou, entrei para o teatro e em 2008 enviei uma minissérie para Sidney Carboni que se interessou e, um mês depois, minha história era levada ao ar. Com a morte de Carboni, um ano depois, ao saber que o Núcleo de Radiodramaturgia poderia ser extinto, porque ele era o único roteirista, me ofereci para a direção da emissora para dar continuidade ao trabalho. 
De 2009 até o primeiro semestre deste ano, escrevi 53 minisséries, de 5, 10, 15 e 20 capítulos, produzindo 15 laudas diárias e sem colaborador. Escrevi neste período, aproximadamente, 25 mil laudas. 
 Numa viagem que fiz ao Rio, em 2012, fui ao prédio de "A Noite", localizado à Praça Mauá, para conhecer a Radio Nacional numa visita guiada por Gerdal dos Santos, que com muita cordialidade e simpatia, me apresentou todas as dependências da Rádio: o auditório, a sala onde estavam arquivados os roteiros e as fitas dos programas e o estúdio de radioteatro (parecia que eu estava em outro mundo). Cheguei lá às 10h e saí às 17h, mas minha vontade era a de não sair mais daquele lugar. 
Quando soube que o radioteatro voltaria à grade de programação da emissora, vibrei. E passei a acompanhar todos os programas de "Contos no Rádio". Em conversa com Fabiano de Freitas, mostrei-lhe alguns originais e, algum tempo depois, ele me sugeriu que escrevesse um episódio. Foi um trabalho bem prazeroso: mandei-lhe o primeiro tratamento, depois trabalhamos juntos o segundo tratamento e depois o terceiro. 
É hoje! Chegou o dia. Dirigida por Fabiano de Freitas com o Núcleo de Radiodramaturgia EBC-SOARMEC formado por Nely Martins Coelho, Marília Martins, Joice Marino, Mauricio Lima e Luiz Octávio Mendes e com músicas originais e sonoplastia de Leo Tucherman, hoje, às 10h, "Márcia" será levada ao ar pela Rádio Nacional, a mesma rádio que há quase 30 anos atrás me apresentou o radioteatro e onde trabalharam artistas de extrema importância como Amaral Gurgel, Dias Gomes, Janete Clair. Helio do Soveral, Ghiaroni, Paulo Gracindo, Sérgio Viotti, Brandão Filho, Floriano Faissal, entre tantos outros. É muita responsabilidade para mim estar entre esses nomes e espero corresponder as expectativas. Ainda não ouvi o programa, e por isso estou tão ansioso. Tenho certeza que este será o início de uma longa parceria. Um grande beijo para todos e muito obrigado. 
O link para ouvir, é: http://radios.ebc.com.br/nacionalrioam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário