quinta-feira, 3 de março de 2011

DICA DE LEITURA


Depois de muito tempo consegui encontrar esse livro. Fiquei fascinado com uma montagem intitulada "Carolinas", que vi em dois festivais de teatro nas cidades de Indaiatuba e Marília, onde fui jurado e que foi baseada na obra de Carolina Maria de Jesus, que foi catadora de papel e viveu na favela do Canindé (SP). É a condição humana dos miseráveis que traduziu em sua obra, um exemplo autêntico de literatura-verdade. 
O livro Quarto de Despejo é o diário de Carolina, uma catadora de papéis, semi-analfabeta, negra, pobre e favelada. É, também, autora, personagem e narradora do livro. Ela representa a voz dos excluídos, marginalizados por questões sociais e étnicas. É um diário autobiográfico e um documento sobre a vida de uma favela. São reflexões sensíveis e críticas. Todo o texto é como se fosse um espelho através do qual a autora olha a si mesma e, também, as pessoas que dividem com ela o seu espaço. É um diário diferente dos outros que são confidenciais. A autora procura denunciar as condições miseráveis de vida em uma favela. 

O diário registra fatos importantes da vida social e política do Brasil, iniciando-se em 1955 e terminando em janeiro de 1960. Há no país uma grande euforia pelo início da construção de Brasília, que seria inaugurada em 21 de abril de 1960. O país se preocupava com a nova capital, idealizada por um Presidente da República bem popular entre as classes mais baixas. Ainda assim, a fome, a falta de saneamento básico e de moradia eram graves problemas. Carolina menciona em seu livro Jânio Quadros, Adhemar de Barros e Carlos Lacerda, este último, de forma irônica. Fatos da época são citados como um documentário que estava sendo filmado sobre a vida de um famoso favelado, o Promessinha. Jornais como o Diário da Noite e revistas como O Cruzeiro são lembrados pela autora. 

O livro apresenta a narrativa em primeira pessoa. Fatos são contados envolvendo a opinião da autora (subjetivismo), além de considerar sobre a vida dos pobres e favelados, a atitude dos políticos, a exploração dos comerciantes e atacadistas e o desperdício de alimentos. Carolina mostra hábitos e costumes do seu meio social, observando fatos e atitudes das pessoas que conhece, destacando-se, ela mesma, como um elemento principal nessa favela. Há um tempo exterior, quando ela registra cronologicamente os fatos, e um tempo interior, nos seus momentos de reflexão. 
Quarto de Despejo registra fatos do cotidiano de Carolina, durante cinco anos de sua vida e que foram selecionados na época da publicação. O ato de escrever para a autora é natural. Ela sempre dizia que, quando não tinha nada para comer ela preferia escrever. A linguagem é coloquial, ao seu modo. Não erra intencionalmente. Apesar da pouca instrução, suas descrições misturam hostilidade e lirismo. 
Mineira de Sacramento, a autora foi para São Paulo, onde trabalhou como doméstica. Tornou-se catadora de papéis, de latas, ferros, e muitas vezes, de alimentos. Até ser descoberta e sair desse quarto de despejo, para se mostrar ao mundo. Deixou de ser catadora para distribuir pérolas literárias. Inocentemente. Humildemente.
Vale a pena conferir. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário