quinta-feira, 29 de outubro de 2009

XXII FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL DE TATUI

Que bacana! Fiquei muito feliz com a matéria. Obrigado!!!!


Mostra Paralela é ‘sensação’ de festival

Espetáculos à meia-noite e ‘Viva Malasartes!’ foram maiores destaques do 22º Fetesp

“Comecei minha carreira num festival estudantil de teatro. Estar em Tatuí, cidade que já conheço, encerrando um festival como este, é uma oportunidade única.” A frase é do ator Guilherme Leme, protagonista de “O Estrangeiro”, a última apresentação de artes cênicas do 22º Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), realizada no domingo, 18, no teatro “Procópio Ferreira”.
O monólogo de Albert Camus, escrito em 1942, foi o primeiro espetáculo profissional de teatro oferecido pelo Conservatório de Tatuí neste ano – e também um dos poucos dos últimos anos. E foi somente uma das várias agradáveis atrações do festival que, mobilizou cerca de 7.000 pessoas em diferentes pontos da cidade.
O 22º Fetesp contou com oito apresentações dentro da denominada “Mostra Principal”. Além de “Rosa de Cabriúna”, que terá estreia oficial no próximo mês, sete espetáculos foram selecionados entre quase três dezenas de inscritos.
O espetáculo “O Estrangeiro”, que concluiu o evento, teve ingressos esgotados e mostrou um Guilherme Leme num espetáculo contido e inteligente, de texto complexo e atuação forte. Leme conquistou a plateia num monólogo de mais de uma hora de duração. A iluminação do espetáculo foi um dos pontos altos. Ao final do evento, Leme permaneceu no teatro “Procópio Ferreira” e conversou com os estudantes de teatro que participaram do festival ao longo da semana. “Sou dessa região e gosto do interior. Foi ótimo poder me apresentar pela segunda vez nesta cidade”, destacou ele.
O festival, que perdeu o caráter competitivo e passou a incentivar mais a reflexão ao teatro do que a conquista do prêmio em dinheiro, contou com picos de qualidade. A participação do jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri no Encontro Teatro e Educação foi uma delas. Vencedor do Prêmio Shell e prestes a lançar oito publicações neste ano, Roveri falou sobre uma das dificuldades dos dramaturgos: a execução de seus espetáculos. “No meu caso, trabalho muito com e-mail e conto com pessoas que apresentam meus textos há anos. Júlio Carrara e André Camargo, que são de Tatuí, são duas delas”, afirmou.
O espetáculo “Bastardo!”, dirigido por Juliano Casimiro (professor do setor de artes cênicas) e que reuniu alunos do curso de aperfeiçoamento, foi outra surpresa. Integrou a “Mostra Paralela”, ocorrida diariamente, à meia-noite. O espetáculo traz um recorte de “Rei Lear”, de Shakespeare, contado em 15 ambientes diferentes.
A mudança de cenário, que envolve o público e exige esforço físico maior dos atores, foi apenas o granulado da história. O espetáculo reúne cantores e instrumentistas, apresentando a Tatuí uma forma de contar histórias pouco conhecida no município.
“O diretor tem que ser muito sedutor para convencer um grupo de atores a aceitar um espetáculo como este. A iluminação é perfeita e há soluções. Gostei. Muito”, disse a atriz Vera Holtz. O espetáculo voltará a ser apresentado no próximo mês, quando estão previstas pelo menos outras 40 apresentações.
Para quem gosta de espetáculos de qualidade, mas prefere a luz do dia, o Fetesp ofereceu, pelo segundo ano consecutivo, uma lona cultural, na praça Paulo Setúbal, com várias atrações – destaque para “O Porta-Malas”, apresentado por Júlio Carrara, “Woyzeck”, da Uniso, de Sorocaba, e “O Rei Salomão”, da Trupe Koskowsck.
Já no domingo, 18, quem passou pela Praça da Matriz foi surpreendido pela Cia. Pavanelli de Teatro de Rua e Circo. Com direção de Marcos Pavanelli, o grupo apresentou o inusitado “Viva Malasartes”, um espetáculo que uniu malabares, escola de samba, maracatu... Em cada canto da praça, uma atração, uma surpresa para contar a história do hilário Pedro Malasartes. “Foi uma das coisas mais incríveis que eu já assisti. Mal posso acreditar”, disse João Martins, um dos cerca de 500 espectadores que lotaram a praça.
O 22º Fetesp foi realizado pelo Conservatório de Tatuí em parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.


Fonte: O Progresso de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário